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A poética do corpo em movimento: Correlações entre a Ideokinesis e Alexander na criação e a performance em dança

Processo: 14/21399-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 05 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 04 de junho de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Julia Ziviani Vitiello
Beneficiário:Julia Ziviani Vitiello
Pesquisador Anfitrião: Nada Diachenko
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Colorado Boulder, Estados Unidos  
Assunto(s):Eficiência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alexander | criação em dança | Ideokinesis | performance | Dança Contemporânea e Educação Somática

Resumo

A dança decorre de uma associação sutil entre corpo, tempo e ambiente, o que lhe confere um dinamismo, visto em cena como uma imagem em constante transformação. Estes movimentos são decorrentes da potente conexão existente entre corpo e mente, considerada um fator essencial para a performance na dança a partir da primeira metade do século XX. Neste período testemunhamos a criação de métodos e técnicas somáticas, uma contribuição importante para o aprendizado e refinamento do movimento, o qual ocorreu na maioria dos casos, de forma independente das técnicas de dança. As somáticas enfatizam o contínuo transito entre os movimentos que se iniciam no interior do corpo até sua visualização externa, processo que além de ser essencial para perceber e ampliar o vocabulário de movimentos, mostrou que o aprendizado efetivo não poderia ser pela maneira tradicional até então utilizada, isto é, pela simples imitação, pela cópia do movimento demonstrado. Como as técnicas Alexander e a Ideokinesis foram as pioneiras em considerarem como básico e importante a compreensão deste trânsito na construção do movimento, um dos objetivos deste projeto será o de analisar e desenvolver com os pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder as contribuições advindas do processo de associar pela experimentação os conteúdos de uma tríade: os métodos somáticos _ Ideokinesis, Alexander, as técnicas de dança e os processos de criação. É meu objetivo também aplicar estes resultados ao trabalho dos bailarinos do curso de pós-graduação e ainda investigar como estes três pontos influenciam-se mutuamente, pois eles configuram-se fundamentais para a construção do corpo que hoje dança.

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