Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das tecnologias da informação e comunicação para o atendimento do estudante público alvo da Educação especial diagnosticado com Síndrome de Down

Processo: 14/09799-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Beneficiário:Andressa Ruys de Mello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Educação inclusiva   Síndrome de Down   Tecnologias da informação e comunicação   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inclusão | Sindrome de Down | TIC's | Educação especial na perspectiva da educação Inclusiva

Resumo

Através do histórico da educação especial e também da evolução do computador, suas ferramentas e dos benefícios que podem trazer para todos os alunos e principalmente para os alunos público-alvo da educação especial, este projeto estudou e identificou quais são as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) que auxiliam no aprendizado. Os estudos realizados no CPIDES (Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social) localizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP de Presidente Prudente, permitiu que esse questionamento fosse levantado e estudado. Através também das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa API (Ambiente Potencializadores para Inclusão), pode-se perceber a importância de uma ferramenta para os estudantes se aprimorarem e estarem cada vez mais aptos a se comunicarem e estarem conectados com o mundo, independente da sua condição de vida. Buscou-se através desse projeto verificar quais são as TIC's mais favoráveis para o aluno com Síndrome de Down, se desenvolvesse e tivesse um pleno desenvolvimento. Para isso foi estudado e pesquisado bibliografias sobre o assunto, os interesses do aluno, as dificuldades e os avanços que tem dado por conta da introdução das TIC's que mais o favorecem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)