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Era Uma Vez... literatura na escola? Memórias recentes do ensino da literatura na Educação Básica paulista

Processo: 14/20439-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Jorge Luís Mialhe
Beneficiário:Gabriela Caritá
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   História da educação   Desenvolvimento humano   Memória   Leitura   Análise documentária   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Décadas de 1960 a 2000 | Educação Básica | Ensino de literatura | Importância da literatura | Leitura | Leitura literária | História da Educação

Resumo

Ainda que a finalidade da literatura seja ser arte, ela oferece condições para o desenvolvimento humano em diversos aspectos e o domínio da leitura e da escrita é uma de suas consequências mais efetivas. Para valorizar e incentivar a leitura e o acesso ao livro, o Governo Federal, a partir da segunda metade do século XX, promulgou várias leis e decretos, criou programas e forneceu orientações para toda a Educação Básica. Esses atos possibilitaram que instituições privadas desenvolvessem projetos e a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que avalia a capacidade leitora da população e, aponta que menos de 20% dos brasileiros leem. A falta do domínio da leitura nos coloca nos últimos lugares do ranking mundial da Educação, desde 2002. Este projeto tem o objetivo de investigar como a escola vem trabalhando a literatura no período que coincide com a instituição dos atos governamentais referentes ao livro e à leitura. Para isso, faremos uma análise documental em que utilizaremos, como material de pesquisa, 40 redações de resgate memorial, produzidas por estudantes de Pedagogia de uma universidade do interior do estado de São Paulo e versam sobre uma experiência marcante que tiveram com o ensino de literatura enquanto alunos da Educação Básica. Os autores das redações estudaram em escolas públicas e privadas de diversas cidades de São Paulo e estados vizinhos. Os relatos englobam diversos níveis de ensino e abrangem as décadas de 1960 a 2000, o que nos dará uma visão ampla de nosso objeto de pesquisa. A proximidade temporal dos fatos narrados com a atualidade possibilitará confirmar, ou não, os resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Contaremos com o suporte do software de análise de dados qualitativos NVivo 10. (AU)

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