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Os percalços do caminho: análise sobre as descrições dos perigos e dificuldades durante as viagens medievais do século XV

Processo: 14/27084-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Susani Silveira Lemos Franca
Beneficiário:Waslan Sabóia Araújo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História medieval   Oriente   Viagens   Relatos de casos   Século XV
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dificuldades | Oriente | Península Ibérica | Perigos | Viagens | Século XV, Viagens Medievais.

Resumo

No século XV, o deslocamento espacial cada vez mais frequente e os escritos que nasciam das viagens a lugares longínquos começaram a ter maior peso na construção do conhecimento sobre os lugares distantes do que os escritos que vinham de longa data, como os tratados e as sumas. A viagem, porque contribuía diretamente para a mensuração do espaço e para a especificação das coisas e das pessoas, é gradativamente mais reconhecida como um meio de saber do distante e distingui-lo do próprio. Os ibéricos tiveram um papel destacado na valorização do conhecimento por via direta sobre o espaço fora da Europa, razão pela qual a pesquisa proposta visa contemplar, nesse tempo em que as condições de deslocamento eram poucas e ruins, um ângulo que muitas vezes é esquecido no que diz respeito às viagens: os perigos e dificuldades durante a jornada. Com a finalidade de analisar se esses tinham peso na construção dos relatos de viagem e na confecção de uma imagem sobre o mundo alheio, confrontaremos duas relações de viagens, a Embajada à Tamorlán, escrita por Ruy González de Clavijo, entre 1403 e 1406, e as Andanças y viajes de Pero Tafur por diversas partes del mundo ávidos, relato sobre suas viagens, realizadas entre 1435 e 1439. O objetivo é refletir não propriamente a propósito de como observavam os outros povos, mas a respeito das dificuldades que encontravam para conseguirem avançar para lugares distantes.

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