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São Paulo: cidade trans-figurada

Processo: 15/07487-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Beneficiário:Suianni Cordeiro Macedo
Supervisor: Rodrigo Castro Orellana
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/19556-9 - São Paulo: cidade trans-figurada, BP.DR
Assunto(s):Artes   Cidades   Espaço urbano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte | audiovisual | cidade | educação estética | experiência de paisagem | geografias menores | mesa de trabalho | resistência | Educação Visual

Resumo

A pesquisa aqui descrita, sob financiamento da FAPESP processo nº 2013/19556-9, encontra-se no escopo da "Rede Imagens, Geografias e Educação" e centra-se num conjunto de fotografias e vídeos de autoria de fotógrafos e vídeo-artistas que escolheram a cidade de São Paulo como tema e problema estético. A proposta de estágio que se segue tem por objetivo avançar a reflexão que vem sendo realizada ao longo do desenvolvimento do projeto de doutorado, nos concentrando nesse conjunto de imagens, a partir das quais propomos pensar como a imagem da cidade toma a centralidade na construção de sua espacialidade. Pensar a imagem como meio de composição do conceito de espaço significa, segundo nossa perspectiva, apontar que o espaço não pode ser entendido enquanto fixo e invariável e que, portanto, cada fotografia ou vídeo é uma abertura no sentido de espaço e na noção de cidade. Tais imagens fotográficas, são diversas miradas sobre a cidade de São Paulo as quais, todavia, somadas não nos permitiriam compor uma imagem totalizante/totalizadora da cidade. Cada imagem abre outros espaços e outras cidades possíveis. Isso também significa demonstrar que o visível é passível de ser pensado, e que a arte propõe outras maneiras de ver ou transver o mundo. Assim, a presente proposta de estágio objetiva a continuidade do cronograma proposto no projeto de doutorado, e visa a redação e reflexão conceitual com as fotografias e vídeos. Ao modelo da noção de "mesa de trabalho" apresentada por Didi-Huberman, propomos pensar com as imagens os conceitos de paisagem, de experiência de paisagem, de espaço, e de imagem. (AU)

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