Busca avançada
Ano de início
Entree

A expansão da atividade sucroenergética nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul

Processo: 15/00247-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Antonio Nivaldo Hespanhol
Beneficiário:Roberta Oliveira da Fonseca
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria sucro-alcooleira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Setor Sucroenergético | Geografia Regional

Resumo

As bases para a produção, distribuição e comercialização de álcool no Brasil foi expandida por meio do Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL) criado em 1975. O lançamento de carros com tecnologia flex-fuel, no ano de 2003, impulsionou a utilização de etanol em todo território nacional. Nesse cenário, direcionaram-se investimentos consideráveis para o setor sucroenergético e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destacou-se como um dos principais apoiadores e financiadores para o crescimento e expansão do setor em período recente. Diante disso, a presente pesquisa tem como principal objetivo estudar a expansão da atividade sucroenergética nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, destacando o ingresso do conglomerado Odebrecht no setor mediante a fundação do Grupo Odebrecht Agroindustrial no ano de 2007. Para compreendermos a atuação do grupo no setor, selecionamos duas unidades agroprocessadoras (uma em cada estado), sendo que a unidade paulista corresponde à Usina Conquista do Pontal no município de Mirante do Paranapanema e a unidade sul-matogrossense é a Usina Santa Luzia, localizada no município de Nova Alvorada do Sul. Pretendemos analisar como a expansão da atividade sucroenergética interfere na dinâmica socioeconômica dos municípios nos quais as usinas estão instaladas e no seu entorno. A análise será empreendida considerando as escalas geográficas de modo a destacar as relações de poder sobre o território local/regional e o papel do Estado brasileiro como estimulador do processo de expansão do referido setor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Roberta Oliveira da. A atuação do Grupo Odebrecht Agroindustrial (Atvos) no setor sucroenergético: o caso dos municípios de Nova Alvorada do Sul - MS e Mirante do Paranapanema - SP. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.