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Na contramão do jornalismo fast: as relações de subordinação entre mercado e universidade e a necessidade de se repensar a pedagogia do jornalismo

Processo: 14/21870-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Angela Maria Grossi
Beneficiário:Gabriel Henrique de Oliveira Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo   Editoração   Currículos e programas   Universidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diretrizes curriculares de jornalismo | Ensino de Graduação | grade curricular de jornalismo | Jornalismo | Universidade | Ensino De Jornalismo

Resumo

O ensino de Jornalismo teve origem no Brasil apenas em 1947, quando a Fundação Casper Líbero aliou-se à Faculdade de Filosofia da PUC de São Paulo e montou a primeira escola superior de Comunicação do país. Desde então, a matriz curricular de Jornalismo passou por várias reformas, as quais influenciaram decisivamente a concepção da profissão no país: foram pelo menos cinco Currículos Mínimos, em 20 anos, a fim de normatizar o jornalismo no país, segundo interesses de diversas ordens. Os currículos formulados nesta época deixaram marcas que sentimos até hoje, que vão desde a concepção de Jornalismo enquanto habilitação de Comunicação Social - polivalente - até um ensino deficitário, que separa teoria da prática e, muitas vezes, funcionalista. Foi então que especialistas, a fim de alterar a influência negativa destes Currículos Mínimos, lançaram um relatório em 2009, aprovado em 2013, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo. Este documento, mais atual e que atende às demandas, objetiva nortear as discussões sobre a reformulação do currículo de Jornalismo nas Universidades. O presente trabalho procura contribuir para a discussão da matriz curricular e das Diretrizes Curriculares nas duas principais universidades públicas do estado de São Paulo: Universidade Estadual Paulista e Universidade de São Paulo. Para isso, o proponente faz um estudo das orientações contidas em propostas de currículos anteriores e atuais, esmiúça as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo de 2013 e propõe contribuir para acelerar a discussão dos novos Projetos Político-pedagógicos do curso de Jornalismo.(AU)

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