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Por uma sociologia da música gravada: o debate sobre as gravadoras independentes

Processo: 15/10860-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 06 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 05 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcia Regina Tosta Dias
Beneficiário:Marcia Regina Tosta Dias
Pesquisador Anfitrião: David Helier Treece
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: King's College London, Inglaterra  
Assunto(s):Indústria fonográfica   Gravadoras independentes   Teoria sociológica   Sociologia da cultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gravadoras Independentes | Gravadoras independentes Inglaterra | Indústria Fonográfica | música gravada | Sociologia da música gravada | Teoria Sociologica | Sociologia da Cultura

Resumo

O projeto propõe a realização de pesquisa, a ser realizada na forma de Estágio de Pesquisa no Exterior, no King's College Londres, no período de seis meses, sobre a perspectiva teórica e metodológica adotada por estudos sobre a produção e difusão de música gravada, escolhidos em um amplo espectro de obras produzidas no intervalo entre 1970-2000 e publicadas na Europa e nos EUA. O estudo se organiza em torno de dois objetivos principais: 1) identificar experiências de pesquisa que tenham a sociologia como referencial teórico e metodológico (mesmo que em variadas medidas), mapeando e analisando seus procedimentos científicos e as condições com que estes interferem em seus resultados finais. Nesse movimento, propõe-se o tratamento específico de um conjunto de estudos sobre as gravadoras independentes publicados na Europa e nos EUA (estabelecendo pontos de diálogo com as do Brasil), considerando a maneira como conjugam várias dimensões do problema (relação com as grandes gravadoras, condições de produção e de mercado, capacidade de ampliação, diversidade e inovação nos repertórios e catálogos de música gravada). 2) Elaborar um quadro referencial de teorias e métodos encontrados buscando circunscrever teoricamente o âmbito da música gravada como objeto da análise sociológica na área que temos nos referido como sendo a sociologia da música gravada.

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