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Teatro e teoria da linguagem no setecentos francês: em torno do 'Paradoxo sobre o Comediante', de Diderot

Processo: 15/12122-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 04 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 03 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Ana Maria Portich
Beneficiário:Ana Maria Portich
Pesquisador Anfitrião: Michel Delon
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris-Sorbonne (Paris 4), França  
Assunto(s):Estética (filosofia)   Iluminismo   Artes   Teatro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes | Diderot | estética | Iluminismo | teatro | Teoria da Linguagem | Estética

Resumo

A pesquisa tem como foco as obras de Diderot sobre o espetáculo teatral, visando a situá-las no amplo espectro de estudos sobre a teoria da linguagem que, entre os séculos XVII e XVIII, se forjou em torno do nominalismo. Na etapa inicial, o objetivo é saber em que medida o discurso imagético e a linguagem musical se aproximam ou se distanciam da palavra, e vice-versa. Feita esta análise, e admitindo-se que seu significado esteja para além deles, é preciso saber se a linguagem, entendida como sinal sensível, refere algo para além da percepção sensorial. Assim, o próximo passo é buscar a correspondência entre os diversos tipos de discurso e as instâncias do espírito - as quais, para Diderot, estão ancoradas em uma infinidade de disposições orgânicas. O trabalho é centrado em textos de Diderot, mas, na medida em que contribuam para a discussão sobre os temas analisados, outros autores como Locke e Condillac devem integrar a pesquisa. (AU)

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