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Saberes relacionais e profissionalidade docente na Educação Infantil

Processo: 15/12971-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Flavia Medeiros Sarti
Beneficiário:Natália Maria Pavezzi Dorta
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Saberes docentes   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Profissionalidade Docente | Saberes Docentes | Formação de professores

Resumo

A investigação proposta tem por objetivo central identificar e caracterizar o modo como professoras da Educação infantil percebem e definem os saberes que, mobilizados em suas práticas cotidianas, se vinculam mais diretamente à dimensão relacional do trabalho docente nesse nível de ensino. Objetiva, também, discutir a relação de saberes dessa ordem para a constituição de uma profissionalidade docente (CONTRERAS, 2012) por parte dessas professoras. Pretende-se, portanto, aprofundar a temática dos saberes docentes (TARDIF, 2010, MALDONADO, 2002; GAUTHIER et al, 1998, etc. ), dedicando especial atenção a sua dimensão relacional, relativa às interações pessoais que cotidianamente os professores estabelecem com os alunos, com seus responsáveis, com seus colegas e demais agentes da comunidade escolar e que figuram como parte integrante de seu trabalho. O tratamento dessa temática contará com a consideração do contexto atual de universitarização do magistério (BOURDONCLE, 2007; MAUÉS, 2003; SARTI, 2013) e suas implicações para a formação e a identidade dos professores. A questão do saberes dos professores, apesar de amplamente discutida na literatura da área nos últimos anos, tem sido pouco explorada no que se refere mais especificamente à docência realizada na Educação Infantil. Considera-se que tal lacuna possa representar limites importantes para o processo de desenvolvimento profissional das professoras que atuam nesse nível de ensino e, nesse sentido, para o próprio processo de profissionalização da docência aí exercida.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DORTA, Natália Maria Pavezzi. Saberes relacionais e profissionalidade docente na Educação Infantil. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.