Os procedimentos didádicos de Hilton Jorge "Gogô" Valente: O ensino de piano no ca...
Educacao musical e nacionalismo: a historia do canto orfeonico no ensino secundari...
Processo: | 15/07071-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2015 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2016 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | Fátima Graça Monteiro Corvisier |
Beneficiário: | Priscila Cipriano Lutizzoff |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil |
Assunto(s): | Educação musical Instrumentação (música) Piano Entrevista Métodos de ensino Pesquisa bibliográfica São Paulo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Educação Musical | métodos de piano | pedagogia do piano | Ensino de piano |
Resumo Esta pesquisa busca elucidar como é o processo de iniciação ao piano atualmente no Estado de São Paulo. Através de revisão bibliográfica analisar as mudanças nas pedagogias e metodologias tanto do ensino do piano quanto da iniciação musical. Com questionários enviados a escolas e conservatórios de música selecionados no Estado de São Paulo, pesquisar como a maioria dos professores trabalha a iniciação ao piano em suas aulas, quais metodologias e pedagogias utilizam, assim como identificar sua formação e a relação desta com sua atuação. Entrevistar professores que se utilizam de pedagogias mais modernas do ensino da música no instrumento em questão, analisar os possíveis benefícios, o desenvolvimento musical e os resultados obtidos, tanto musicais quanto de formação integral do ser humano. Como objetivo pretende-se traçar os porquês das pedagogias utilizadas atualmente, a contribuição das metodologias ativas e a eficiência das pedagogias modernas de ensino. Com os resultados desta pesquisa pretende-se elucidar que metodologias e pedagogias têm sido aplicadas no ensino de piano, o que permitirá novos questionamentos sobre a atuação de professores do instrumento em questão. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |