Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação do repertório de habilidades sociais presente nas ações de gestores/supervisores técnico-administrativos no exercício da liderança em uma IES-pública

Processo: 15/10936-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Edward Goulart Junior
Beneficiário:Aline de Marco da Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Instituições de ensino superior   Competência profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Habilidades Sociais Profissionais | Habilidades Sociais Profissionais

Resumo

O estudo decorrente deste projeto tem como principal objetivo identificar o repertório de habilidades sociais que estão presentes na conduta de lideranças que atuam nos setores técnico-administrativos de uma Instituição de Ensino Superior Pública, correlacionando o repertório de habilidades sociais com indicadores de ansiedade e depressão e descrever a prevalência de ansiedade e depressão na população do estudo. Para isso, serão utilizados o Inventário de Habilidades Sociais IHS-Del Prette, para avaliar repertório de habilidades sociais e as Escalas de Ansiedade (BAI) e Depressão (BDI) de Beck para obter indicativos de ansiedade e depressão. O projeto apresenta uma breve explanação sobre o cenário atual do mundo do trabalho e as condutas necessárias que deverão estar presentes no repertório comportamental de líderes, destacando as habilidades sociais profissionais como fundamentais para o exercício adequado das atividades de liderança nos dias atuais. Visando um suporte teórico ao estudo, apresenta-se primeiramente conceituações sobre habilidades sociais e habilidades sociais profissionais, destacando alguns comportamentos necessários que deveriam compor o repertório de líderes, justificando a importância da realização da pesquisa, seguido aos procedimentos medotológicos e, por fim, as referências bibliográficas que embasaram o projeto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)