Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação museológica: uma análise nos websites de museus afro brasileiros

Processo: 15/11541-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Maria José Vicentini Jorente
Beneficiário:Nandia Leticia Freitas Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Web sites   Difusão da informação   Museus   Cultura afro-brasileira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Afro | design da informação | Informação e Tecnologia | Web colaborativa | webmuseus | Informação e Tecnologia

Resumo

O uso de Websites como ferramenta de comunicação por instituições museológicas possibilita maior visibilidade às instituições, atrai novos públicos e atua no processo de mediação de informação e cultura para com o usuário. O presente estudo busca, por meio da Ciência da Informação e disciplinas correlatas, analisar e compreender como a informação vem sendo disponibilizada nos Websites dos principais museus afro do Brasil, além de propor uma reflexão sobre a importância do resgate histórico e de se preservar a memória da cultura negra e afrodescendente no país. Neste sentido, a problemática da pesquisa se constrói a partir da indagação: Quais seriam os atributos necessários e indispensáveis para que, os Websites de instituições museológicas atuem com eficiência e eficácia na realização do seu papel informacional dentro do ambiente Web. Objetiva-se, por tanto, neste projeto, analisar os portais de seis instituições museológicas Afro-brasileiras: Museu Afro Brasil, Museu Afro-Brasileiro, Museu da abolição, Museu do negro, Museu do homem do Nordeste, Museu do Homem de Sergipe. Avaliando aspectos relativos à qualidade de serviços e informação oferecidos no ambiente Web, navegação, conteúdo e design da informação. A metodologia a ser aplicada concentra-se na execução de estudo teórico exploratório da literatura do tema proposto e a análise das informações contidas no ambiente Web de cada um dos museus a serem trabalhado. Espera-se que a partir dos estudos realizados sobre o tema e a análise dos Websites possa se chegar a um diagnóstico preciso e possíveis soluções para o problema de pesquisa apresentado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)