Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa da percepção dos estudantes de odontologia sobre a disciplina de periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (USP) antes e depois da restruturação curricular

Processo: 15/07343-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Mariana Schutzer Ragghianti Zangrando
Beneficiário:Mariele Vertuan
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Currículos e programas   Reforma curricular   Estudantes de odontologia   Faculdades de odontologia   Métodos de ensino   Avaliação da educação   Inquéritos e questionários   Análise qualitativa comparativa (QCA)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Educacional | ensino | periodontia | questionários | Periodontia

Resumo

O sistema de ensino deve ser dinâmico e acompanhar as mudanças no contexto social dos alunos. Uma das formas mais conhecidas de avaliação da qualidade e do ambiente de ensino é o questionário Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM). Nosso grupo avaliou as percepções dos estudantes de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) face ao ambiente educativo da mesma, especificamente na disciplina de Periodontia antes da restruturação curricular. No início de 2013, foi implementado o currículo integrado no ensino de Odontologia desta Faculdade. Sendo assim, os objetivos deste trabalho são avaliar a percepção dos estudantes face ao ambiente educativo na disciplina de Periodontia após o processo de restruturação curricular e comparar esses dados aos obtidos na avaliação prévia. A amostra do estudo consistirá de estudantes do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, do 2º, 3º e 4º anos, os quais cursam as disciplinas de Periodontia. No total serão aplicados 150 questionários. Serão excluídos do estudo aqueles que responderem o questionário de forma incorreta ou que se negarem a respondê-lo. Após avaliados os novos dados, estes serão comparados aos resultados dos anteriores, considerando-se as turmas de Odontologia, homens e mulheres e a relação com as notas na disciplina de Periodontia. Os resultados serão avaliados por testes paramétricos ou não paramétricos com um nível de significância de 5% (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)