Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de métodos de análises e integração de dados de ômicas aplicados à construção de leveduras industriais para produção de bioetanol de segunda geração

Processo: 15/06263-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Lucas Miguel de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   Ciências ômicas   Bioetanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioetanol | bioiformatica | genetica | ômicas | segunda geração | Bioinformática

Resumo

O Brasil é um dos líderes mundiais na produção de etanol, sendo pioneiro no ramo do álcool combustível. Porém, o país já enfrenta uma grande limitação imposta pela tecnologia de primeira geração de produção de etanol. Assim, novas alternativas vêm sendo propostas, com destaque à tecnologia de segunda geração, que consiste em utilizar os resíduos lignocelulósicos da cana-de-açúcar para a produção de etanol. Um dos maiores desafios dessa nova tecnologia é o desenvolvimento de uma levedura industrial capaz de produzir etanol não só a partir de hexoses (glicose) como habitual, mas também a partir de pentoses, que representam entre 15% a 45% do material lignocelulósico. Assim, o objetivo deste trabalho é utilizar ferramentas de bioinformática e biologia de sistemas para estudar o transcriptoma, proteoma e o metaboloma das leveduras fermentadoras de xilose em diferentes condições de fermentação. O projeto também consiste na integração dos resultados gerados pelas diversas ômicas através da modelagem dinâmica de redes e otimizações de fluxo metabólito in silico utilizado o modelo disponível de levedura adaptado para o consumo de xilose.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CARVALHO, L. M.; BORELLI, G.; CAMARGO, A. P.; DE ASSIS, M. A.; DE FERRAZ, S. M. F.; FIAMENGHI, M. B.; JOSE, J.; MOFATTO, L. S.; NAGAMATSU, S. T.; PERSINOTI, G. F.; et al. Bioinformatics applied to biotechnology: A review towards bioenergy research. BIOMASS & BIOENERGY, v. 123, p. 195-224, . (16/05379-6, 16/02792-0, 17/07008-8, 17/13015-7, 13/08293-7, 14/26905-2, 15/06263-9)
NAGAMATSU, SHEILA TIEMI; TEIXEIRA, GLEIDSON SILVA; BEZERRA DE MELLO, FELLIPE DA SILVEIRA; GALVAO TIZEI, PEDRO AUGUSTO; GRICHOSWSKI NAKAGAWA, BRUNA TATSUE; DE CARVALHO, LUCAS MIGUEL; GUIMARAES PEREIRA, GONCALO AMARANTE; CARAZZOLLE, MARCELO FALSARELLA. Genome Assembly of a Highly Aldehyde-Resistant Saccharomyces cerevisiae SA1-Derived Industrial Strain. MICROBIOLOGY RESOURCE ANNOUNCEMENTS, v. 8, n. 13, . (16/02506-7, 15/06677-8, 13/08293-7, 14/26905-2, 15/06263-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Lucas Miguel de. Desenvolvimento de métodos de análises e integração de dados de ômicas aplicados à construção de leveduras industriais para produção de bioetanol de segunda geração. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.