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Habilidades sociais e uso de drogas em adolescentes com e sem problemas de comportamento

Processo: 15/12335-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Raphael dos Santos Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos relacionados ao uso de substâncias   Distúrbios do comportamento   Habilidades sociais   Adolescentes   Pesquisa aplicada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | habilidades sociais | Problemas de comportamento | uso de drogas | Psicologia

Resumo

Comumente, os adolescentes apresentam alta frequência de problemas de comportamento, e consequentes dificuldades com sua saúde e relacionamentos interpessoais. A literatura apresenta relações positivas entre problemas de comportamento e uso de álcool e outras substâncias e relações negativas entre problemas de comportamento e baixo repertório de habilidades sociais, ainda que essa última relação tenha sido mais amplamente investigada na população infantil em detrimento da adolescente. No entanto, a investigação das duas variáveis, uso de álcool e outas substâncias e habilidades sociais, não foram investigadas conjuntamente em adolescentes com e sem problemas de comportamento. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa é descrever e comparar as habilidades sociais e uso de álcool e outras substâncias em adolescentes com e sem problemas de comportamento. Participarão da pesquisa, 30 adolescentes com e 30 sem problemas de comportamentos selecionados pelo Inventário de Autoavaliação do Adolescente-YSR (Achenbach & Rescorla, 2001). Os outros instrumentos de avaliação serão o Drug Use Screening Inventory (DUSI) e o IHSA-DEL PRETTE. A aplicação dos instrumentos ocorrerá de forma coletiva em escolas públicas. Os dados serão analisados pelo software estatístico SPSS versão 22 e os resultados serão organizados em tabelas. Possivelmente, os dados desta pesquisa possam especificar o conhecimento científico e possibilitar, futuramente, a proposição de intervenções junto à população adolescente.

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