Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e aplicação catalítica de materiais hierárquicos obtidos a partir de precursores lamelares contendo vanádio

Processo: 15/25850-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 16 de maio de 2016
Vigência (Término): 15 de maio de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Celso Valentim Santilli
Beneficiário:Thiago Faheina Chaves
Supervisor no Exterior: Joaquin Perez Pariente
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : Instituto de Catálisis y Petroleoquímica (ICP), Espanha  
Vinculado à bolsa:14/11952-5 - Estudo da formação de materiais hierárquicos ordenados por uma estrutura supramolecular em emulsões utilizando precursores zeolíticos, BP.PD
Assunto(s):Materiais cerâmicos

Resumo

Atualmente, existe um grande interesse de zeólitas hierárquicas, que são materiais tendo ao menos dois níveis de porosidade. Zeólitas hierárquicas tem a atividade catalítica aumentada em reações que sofrem impedimentos estéricos ou limitações difusionais. Além disso, a porosidade adicional oferece um ambiente ideal para deposição de fases ativas e para funcionalização de moléculas orgânicas. Diferentes métodos tem sido empregados para geração de porosidade secundária em zeólitas. Dentre eles, a utilização de organissilanos como agente direcionador de estrutura é uma das metodologias usadas para formação de porosidade secundária. Esse método foi aplicado com sucesso em zeólitas tradicionais, mas são escassos os estudos usando zeólitas lamelares. As zeólitas com estrutura lamelar tem atraído a atenção recentemente devido a sua elevada área externa e aos melhores resultados catalíticos quando comparados aos resultados obtidos com zeólitas convencionais. Baseado nisso, investigar a formação de estruturas hierárquicas usando precursores zeolíticos parece muito promissor. Nesse contexto, esse projeto propõe a o uso de precursores lamelares zeolíticos (MCM-22(P)) na formação de estruturas hierárquicas. A porosidade secundária pode aumentar a dispersão/inserção da fase oxidante no catalisador, promovendo uma maior disponibilidade dos sítios ativos. Isso é importante quando consideramos a reação de desidratação oxidativa do glicerol. As zeólitas hierárquicas uma rota promissora para a obtenção de catalisadores mais eficientes para a reação de desidratação oxidativa do glicerol.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHAVES, THIAGO F.; PASSOS, ALINE R.; BRIOIS, VALERIE; MARTINS, LEANDRO; PULCINELLI, SANDRA H.; SANTILLI, CELSO V.; PEREZ-PARIENTE, JOAQUIN. Vanadosilicate with MWW zeolite structure synthesized from VCl3 by cooperative assembly of organic templates. Microporous and Mesoporous Materials, v. 279, p. 252-261, MAY 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.