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Estudo da frenagem regenerativa para veículos híbridos de pequeno porte

Processo: 15/20319-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva
Beneficiário:André de Moura Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria automobilística   Veículos elétricos   Frenagem   Estrutura veicular   Simulação por computador   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dinâmica Longitudinal | frenagem regenerativa | modelagem matematica | Veículos Híbridos | volante de inércia | Frenagem Regenerativa

Resumo

A vasta quantidade de energia dissipada na forma de calor durante a frenagem de um automóvel é uma preocupação recorrente no contexto atual de escassez de fontes de energia. Nesse âmbito, a frenagem regenerativa se apresenta como uma alternativa para reduzir tal prejuízo energético melhorando o desempenho dos veículos. Esse projeto propõe-se a estudar a relevância do reaproveitamento de energia em veículos híbridos e quais os impactos de sua utilização. Para tal, um levantamento vasto sobre frenagem, regeneração, motores e baterias será desenvolvido para a compreensão dos sistemas envolvidos, servindo como base para obtenção de dados hipotéticos e também empíricos quanto à eficiência da frenagem regenerativa. A obtenção desses dados será realizada através de simulações computacionais com auxílio de softwares, utilizando-se de modelagem veicular para obtenção de resultados. Posteriormente será realizada a verificação das simulações com testes experimentais no Laboratório de Sistemas Integrados (LabSIn) da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, o qual possui já operando uma bancada com sistema de recuperação de energia cinética através de frenagem regenerativa via Flywheel. Aspira-se, ao final do projeto, a obtenção de resultados positivos com a diminuição efetiva do consumo de combustível do automóvel, de forma economicamente viável, visando reduzir a pegada de carbono da indústria automobilística.

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