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Técnicas de otimização aplicadas a problemas de operação de sistemas de distribuição de energia elétrica no contexto das redes inteligentes

Processo: 14/08818-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rubén Augusto Romero Lázaro
Beneficiário:John Fredy Franco Baquero
Supervisor no Exterior: Luis Fernando Ochoa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Manchester, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/01100-6 - Planejamento da expansão do sistema de distribuição de energia elétrica usando programação linear inteira mista, BP.PD
Assunto(s):Distribuição de energia elétrica   Meta-heurística   Rede elétrica inteligente   Programação linear inteira mista

Resumo

O Sistema de distribuição de energia elétrica (SDEE) deve operar considerando critérios econômicos, de confiabilidade e de segurança. Atualmente, geradores distribuídos assim como fontes de energia renovável devem ser integrados ao SDEE para satisfazer o incremento nas demandas e as metas de redução de gases de efeito estufa. Problemas de operação como controle de tensão e reativos (Volt/VAr) e recarga coordenada de veículos elétricos híbridos devem ser tratados pra garantir uma operação adequada do SDEE. O paradigma das redes inteligentes (smart grids), que leva em conta fontes de energia tradicionais e renováveis, padrão de consumo dos clientes, possiblidades de comunicação de via dupla e sistemas de controle inteligentes, deve ser considerado na solução de esses problemas de operação. Neste projeto de pesquisa, modelos matemático e técnicas de otimização, que consideram o paradigma das redes inteligentes, serão desenvolvidos para os problemas de controle de tensão e reativos Volt/Var e de recarga coordenada de veículos elétricos híbridos. Esses métodos serão ferramentas para que operador do sistema de distribuição faça um controle do SDEE satisfazendo condições econômicas e operacionais.Uma linguagem de modelamento matemático e solvers, tais como AMPL e CPLEX serão usados com o objetivo de aplicar técnicas de otimização clássicas para a solução de modelos convexos. Adicionalmente, modernas metaheurísticas serão empregadas para abordar a solução em tempo real dos problemas de controle Volt/Var e de recarga coordenada de veículos elétricos híbridos para sistemas de grande porte. O software OpenDSS e a tecnologia RTDS serão usadas para simular a operação do SDEE e validar as soluções fornecidas pelos métodos propostos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, JOHN F.; OCHOA, LUIS F.; ROMERO, RUBEN. AC OPF for Smart Distribution Networks: An Efficient and Robust Quadratic Approach. IEEE TRANSACTIONS ON SMART GRID, v. 9, n. 5, p. 4613-4623, SEP 2018. Citações Web of Science: 7.

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