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Separação de sons de instrumentos musicais

Processo: 15/25992-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Magno Teófilo Madeira da Silva
Beneficiário:André Oliveira Françani
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de sinais   Instrumentos musicais   Percepção sonora   Som   Separação cega de fontes   Fatoração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de componentes independentes (ICA) | Fatoração de matrizes não negativas (NMF) | Processamento de áudio e música | Separação Cega de Fontes | Síntese musical | Processamento de Sinais

Resumo

Técnicas de separação cega de fontes (Blind Source Separation - BSS) têm despertado um grande interesse na comunidade científica nas últimas décadas. Elas podem ser aplicadas ao processamento de vários tipos de sinais como, por exemplo, sinais de um sistema de comunicação multiusuário, sinais biomédicos, de astronomia/cosmologia, geofísicos, voz, música, entre outros. Recentemente, essas técnicas têm sido aplicadas à separação de sons de instrumentos musicais e também à separação da voz do cantor dos sons dos instrumentos, presentes em uma gravação. Essa aplicação representa um grande desafio no contexto de separação de fontes, uma vez que fontes sonoras musicais são fortemente correlacionadas no tempo e na frequência. Neste projeto de Iniciação Científica, pretende-se estudar técnicas de BSS para separar sons de instrumentos musicais. Serão estudados os métodos clássicos de separação como os baseados na análise de componentes independentes e também os que utilizam a fatoração de matrizes não negativas, levando-se em conta a partitura. Esses métodos serão aplicados inicialmente a misturas de sons sintetizados de instrumentos musicais e por isso também está previsto no projeto um estudo de técnicas de síntese musical. Por fim, pretende-se aplicar as técnicas estudadas a misturas não sintetizadas.

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