Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos funcionais e estruturais de carboxilesterases de Bacillus licheniformis e seu potencial biotecnológico

Processo: 15/26041-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Igor Polikarpov
Beneficiário:Aline Minali Nakamura
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Bacillus licheniformis   Biologia estrutural   Cristalografia de proteínas   Bioquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bacillus licheniformis | Biologia Estrutural | Bioquímica | carboxilesterases | Cristalografia de Proteínas | Cristalografia de proteínas

Resumo

As esterases (EC 3.1.1.1 - carboxilesterases) são biocatalisadores amplamente utilizadas em processos industriais devido a sua versatilidade, aceitando uma gama de substratos enquanto mantém a regio- e enantioseletividade, além de não requererem cofatores e serem estáveis em solventes orgânicos. Suas características fazem com que estas enzimas tenham grande potencial biotecnológico e sejam amplamente utilizadas em diversos setores da indústria como a alimentícia; síntese de compostos quirais para o desenvolvimento de fármacos, agroquímicos e aromas; e produção de biodiesel. Devido à constante busca por novas tecnologias e por enzimas mais eficientes e economicamente viáveis, Bacillus licheniformis se mostra como uma fonte de prospecção de novas carboxilesterases, além de ser um organismo de grande interesse para indústria. Isso porque é encontrado no solo e em plantas; pode ser aeróbio ou anaeróbio facultativo, o que permite seu crescimento em diferentes nichos e meios; é não patogênico; eficiente em secretar enzimas; e seus hábitos saprófitos fazem com que seja fonte de enzimas que degradam biopolímeros. Apesar da relevância, não há nenhum estudo estrutural de carboxilesterases de B. licheniformis, o que seria fundamental para se entender os mecanismos catalíticos dessas enzimas e aferir suas aplicações. Dessa forma, com este projeto pretende-se a identificação e caracterização, tanto estrutural quanto bioquímica de esterases de B. licheniformis, viabilizando fornecer conhecimento sobre os seus mecanismos enzimáticos e elucidar seu potencial biotecnológico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAKAMURA, Aline Minali. Estudos funcionais e estruturais de carboxilesterases de Bacillus licheniformis. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.