Busca avançada
Ano de início
Entree

Mediações na cultura de consumo: uma etnografia do circuito futebolísitico amador na cidade de Araraquara-SP

Processo: 15/25561-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Ana Lúcia de Castro
Beneficiário:Larissa Nunes Ziviani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Esportes   Futebol   Propaganda   Consumo   Jogadores de futebol   Etnografia   Araraquara (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo | Futebol | Marcas Esportivas | Mediações Culturais | Processos Identitários | Etnografia do Consumo

Resumo

Este projeto de pesquisa de Iniciação Científica toma como objeto o futebol, buscando elucidar as relações deste esporte com os elementos constitutivos da cultura de consumo. O principal eixo norteador da discussão será a analise das mediações entre futebol, marcas esportivas e práticas de consumo, buscando encontrar algumas respostas sobre as motivações para o consumo de marcas esportivas ligadas ao universo do futebol. Pressupõe-se que os símbolos são transmitidos através das mensagens publicitárias criadas pelas marcas esportivas, sendo apropriados e ressignificados de acordo com os processos identitários e de representação dos torcedores, consumidores. Pretende-se realizar tal discussão através da realização de uma etnografia do "circuito" do futebol amador em cidades do interior paulista: Araraquara e Américo Brasiliense, envolvendo a observação de partidas de futebol feminino e masculino em estádios e em bares onde são transmitidos os jogos ao vivo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)