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O mercado funerário no Brasil: a morte como fato social total

Processo: 16/00675-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Sidnei Ferreira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Representações sociais   Mercados   Urnas funerárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo | Fato social total | Mercados | Morte | Representação Social | sociologia econômica | sociologia econômica

Resumo

Sob a Luz da Sociologia Econômica e levando em conta seu postulado de que os mercados são construções sociais, (Swedberg, 2004) esse projeto pretende analisar o desenvolvimento do mercado funerário na sociedade brasileira, considerado os diversos tipos de mercado e os diferentes juízos morais atribuídos à morte. Compreenderemos a morte como fato social total que na intersecção das transformações sociais, políticas, econômicas e jurídicas, no interior do Estado brasileiro, provocam transformações no plano simbólico e material, criando novas iniciativas de produção e consumo, produtos e serviços funerários. A inspiração teórica é na sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu e no conceito de fato social total de Marcel Mauss. Em termos metodológicos, faremos a coleta de dados na cidade de Campinas (Grupo Bom Pastor).

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