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Estudo do fenômeno de Shimmy em trens de pouso utilizando métodos numéricos computacionais

Processo: 16/09722-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Gustavo Moraes Coraça
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas mecânicos   Vibrações mecânicas   Oscilação induzida pelo piloto   Trens de pouso   Simulação numérica   Métodos numéricos   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Modelo linear | não-linear | Oscilações auto-excitadas | Shimmy | Simulação Numérica | Trem de pouso | Vibrações Mecânicas | Vibrações

Resumo

O fenômeno de shimmy corresponde a fortes oscilações auto-excitadas presentes em trens de pouso de aeronaves, rodas de automóveis e até mesmo em rodízios de carrinhos de supermercado, causado pelo efeito não linear das forças de contato em pneus e solo durante a rolagem. O fenômeno representa um grave problema no projeto e na operação de veículos, exigindo uma análise precisa e adequada a fim de promover melhorias nos sistemas mecânicos sob influência das vibrações de shimmy. Baseado em modelos físicos não lineares das forças de contato entre pneumático e pavimento para trens de pouso, modelos matemáticos serão aplicados para o estudo e análise do problema de shimmy com a implementação computacional de métodos numéricos, de forma a gerar resultados e compará-los com os disponíveis na literatura técnica, a fim de tomar conclusões a respeito das características do fenômeno oscilatório auto-excitado.

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