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História da Geografia: Teoria e Método em teses e dissertações

Processo: 16/11637-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Eliseu Savério Sposito
Beneficiário:Guilherme dos Santos Claudino
Supervisor: Horacio Capel
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de Barcelona (UB), Espanha  
Vinculado à bolsa:15/01780-5 - História da geografia brasileira: teoria e método em teses e dissertações nos programas de pós-graduação do Brasil, BP.MS
Assunto(s):História do pensamento geográfico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dissertações e teses | Pensamento e conhecimento geográfico | Saber geográfico | Teoria e método | História do Pensamento Geográfico

Resumo

A Geografia brasileira já conta com uma produção expressiva de dissertações e teses,fruto dos Programas de Pós-Graduação em geografia e de toda herança econômica epolítica das últimas décadas. Neste universo, um número significativo de trabalhos sevoltaram à compreensão da história e das questões teórico-conceituais do sabergeográfico. O saber geográfico que é uma síntese do pensamento e do conhecimentogeográfico é um objeto de pesquisa que desenhou na geografia acadêmica brasileira umatemática de investigação. Esta temática de investigação, expressa em dissertações e teses,conduziu nosso objetivo geral, o de buscar, ler e analisar teses e dissertações defendidasnos programas de Pós-Graduação em geografia do Brasil em estudos de Teoria, Métodoe História do Pensamento Geográfico (isto é, do saber geográfico), procurando revelar ostemas mais recorrentes e ausentes até 2014, este objetivo desdobrou-se em objetivosespecíficos: 1) Identificar as instituições e orientadores que apresentam maior número deestudos/orientações; 2) Identificar e analisar as mudanças dos termos (temas, objetos,período do tempo estudado, etc.). Mapas, gráficos, tabelas, organogramas e a conclusãodo relatório parcial com uma proposta teórico-metodológica de análise foi concretizada,este projeto de estágio BEPE, assim, tem o propósito de demonstrar o que produzimos etrocar metodologias em uma instituição (Universidad de Barcelona) tradicionalmentededicada à temática.

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