Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção de estudantes de odontologia sobre a aplicação dos princípios de ergonomia em treinamento pré-clínico: estudo qualitativo

Processo: 16/10226-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia
Beneficiário:Caroline Anselmi de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde ocupacional   Estudantes de odontologia   Ergonomia   Discurso do sujeito coletivo   Controle postural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso do Sujeito Coletivo | ergonomia | Estudantes de Odontologia | Saúde Ocupacional | Saúde Ocupacional

Resumo

O estudante de Odontologia no início de seu treinamento pré-clínico vivencia dificuldades relacionadas à aquisição de aprendizado psicomotor e à adoção de postura ergonômica de trabalho. O conhecimento dos sentimentos e experiências vivenciados pelos alunos é de extrema importância para a elaboração de estratégias que facilitem a transposição das dificuldades iniciais e que melhorem a sua postura de trabalho e previnam o desenvolvimento de desordens musculoesqueléticas. Assim, o presente trabalho propõe-se avaliar, de forma qualitativa, as percepções de estudantes do 2º ano do curso de graduação em Odontologia sobre a aplicação dos princípios de ergonomia durante a execução de atividades laboratoriais pré-clínicas. Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal, de natureza qualitativa, com delineamento amostral não-probabilístico. A amostra será composta pelos alunos do 2º do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP. A coleta dos dados será por meio de entrevista aberta semi-estruturada e individual a qual será registrada em gravador de voz digital. Os estudantes serão entrevistados no próprio ambiente universitário, em horário previamente agendado, tomando-se o cuidado de se propiciar um ambiente reservado e acolhedor para a realização das mesmas. Para facilitar a entrevista será utilizado um roteiro contendo questões relacionadas à possíveis motivos que podem dificultar a adoção de postura ergonômica durante o treinamento pré-clínico. A análise dos dados irá se basear na técnica quali-quantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC e será realizada com o auxílio do Qualiquantisoft® que é um programa de computador que foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a análise dos dados provenientes das pesquisas qualitativas que utilizam a técnica do DSC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HALLAK, JULIA CARRER; FERREIRA, FRANCIELE DE SOUZA; DE OLIVEIRA, CAROLINE ANSELMI; PAZOS, JULIA MARGATO; NEVES, TAMIRIS DA COSTA; GARCIA, PATRICIA PETROMILLI NORDI SASSO. Transition between preclinical and clinical training: Perception of dental students regarding the adoption of ergonomic principles. PLoS One, v. 18, n. 3, p. 11-pg., . (16/10226-4)