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Arquitetura urbana e crime: o impacto da redução do custo de transportes e a distribuição geográfica do crime em São Paulo

Processo: 16/10712-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional e Urbana
Pesquisador responsável:Joao Manoel Pinho de Mello
Beneficiário:Joao Manoel Pinho de Mello
Pesquisador Anfitrião: Filipe Robin Campante
Instituição Sede: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Assunto(s):Transporte público   Pontuação de propensão   Custo de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:causal inference | Difference-in-Differences | propensity score | Spatial Distribution of Crime | Transportation Costs | Economia do Crime

Resumo

Este projeto estimará a relação causal entre custos de transporte (causa) e distribuição da criminalidade no espaço urbano na cidade de São Paulo (efeito). Exploraremos uma oportunidade empírica única. Em agosto de 2004, a cidade de São Paulo introduziu o Bilhete Único (BU), que permite a livre utilização de ônibus por um período de tempo. Antes do BU, os usuários pagavam cada vez que usavam ônibus. Na prática, o BU causou uma redução significativa dos preços de transporte público para algumas rotas, mas não para outras. Em rotas que exigiam uma baldeação, a tarifa caiu cerca de 30%. O BU foi uma intervenção em toda a cidade. Logo, as diferenças de impacto do BU entre rotas são aleatórias. As diferenças de intensidade na queda do preço do trecho serão associadas às diferenças na trajetória local do crime, e assim computado o efeito causal do custo de transporte em crime. O tema é de suma importância. Há evidências fortes na literatura de criminologia sobre a concentração crime no espaço urbano. Ademais, há evidência de que hotspot policing - policiamento focado nas áreas com mais crime - é efetivo. Diminui o crime nas áreas criminogênicas sem aumento equivalente em áreas próximas. Ou seja, há um mistério na literatura: a ausência do efeito spillover, ou derrame para locais próximos. Há pouca evidência sobre a contribuição dos custos de transporte para a concentração espacial do crime. Entende-la é condição necessária para avançar na compreensão da ausência de 'efeito derrame', com consequências práticas para estratégia de policiamento de pontos quentes. (AU)

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