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O grau de prematuridade afeta o nível de desenvolvimento social e comportamental de bebês de um ano de idade?

Processo: 16/09453-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Alexandra Caldas Osório
Beneficiário:Gabriela Carneiro Martins
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nascimento prematuro   Peso ao nascer   Transtorno do espectro autista   Desenvolvimento social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamentos repetitivos | desenvolvimento social | prematuridade | psicomotor | Rastreio ocular | Transtorno do Espectro do Autismo | Neurociência Cognitiva e Social

Resumo

A prematuridade, caracterizada pelo nascimento com idade gestacional inferior a 37 semanas, está relacionada a maior incidência de intercorrências graves e mortalidade infantil. O aumento da sobrevivência de prematuros, decorrente do desenvolvimento tecnológico e de melhoria na assistência gestacional, resultou também em um aumento do número de problemas neurocomportamentais como, por exemplo, o desenvolvimento de sintomas compatíveis com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visto que a prematuridade é um fator de risco para o desenvolvimento desse transtorno. O TEA é caracterizado por déficits de comunicação e interação social e padrões comportamentais repetitivos, restritos ou estereotipados. Portanto, observa-se a importância de caracterizar precocemente o desenvolvimento social e comportamental dos bebês prematuros para identificar possíveis fatores de risco. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é avaliar a presença de sintomas de TEA em bebês de diferentes graus de prematuridade. Espera-se que quanto maior a prematuridade e menor o peso e pequeno tamanho para idade gestacional, pior o desenvolvimento social (avaliado por técnica de rastreio ocular) e psicomotor e maior a frequência de comportamentos repetitivos. (AU)

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