Busca avançada
Ano de início
Entree

A ilustração no livro infantil: sugestões para seleção, usos e criação de materiais para educação infantil

Processo: 16/07736-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
Beneficiário:Andreia Matos Barreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Livro infantil   Ilustração   Análise de conteúdo   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Ilustração | leitura visual | Livro Infantil | Múltiplas linguagens da criança | Múltiplas linguagens na criança

Resumo

O papel da ilustração nos livros infantis traz reflexões sobre os temas: criança, livro, arte e educação infantil, pois é inseparável a relação existente entre esses aspectos quando estudamos essa temática. O livro, sendo um veículo do saber cultural indispensável ao processo de desenvolvimento do indivíduo e, principalmente nos processos de leitura visual, é componente importante para aquisição de conhecimentos, e quanto mais cedo for apresentado para ele mais facilmente fará a assimilação desses conhecimentos. Contudo, a criança na primeira infância tem na leitura visual sua forma inicial no mundo da leitura e dos processos de letramento. Assim, esse objeto cultural - livro precisa ser atrativo, divertido e dirigido para a sua leitura, nesse sentido o papel das ilustrações e do projeto gráfico ganham importância central. O objetivo da pesquisa é Identificar, descrever e analisar as características e os aspectos estilísticos das ilustrações que aguçam a leitura visual do livro para crianças de educação infantil, buscando as características das ilustrações que desafiam e apoiam o desenvolvimento de suas capacidades de fruição e interpretação do registro visual. A pesquisa de natureza qualitativa; quanto à abordagem é exploratória, quanto aos procedimentos é bibliográfica e documental, com levantamento bibliográfico na busca de repertório que oriente para realização do objetivo proposto, concomitantemente, será realizada a análise de 5 livros, indicados pelo PNLE. A fim de que se faça a aproximação entre as características encontradas para os livros desse público e as obras selecionadas para a análise. O resultado desse estudo poderá auxiliar os professores de educação infantil a seleção de livros a partir da qualidade das suas ilustrações para esse público infantil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)