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Associação de ansiedade e estresse com autoestima e senso de coerência em alunos de graduação em odontologia: um estudo quali-quantitativo em dois países

Processo: 16/17070-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 03 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 02 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Rosana de Fátima Possobon
Beneficiário:Rosana de Fátima Possobon
Pesquisador Anfitrião: Scott L Tomar
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Assunto(s):Estresse psicológico   Ansiedade   Senso de coerência   Psicologia aplicada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | Autoestima | estresse | estudantes de graduação | estudo quali-quantitativo | senso de coerência | Psicologia Aplicada

Resumo

Introdução: Ansiedade e estresse entre universitários das áreas de saúde são cada vez mais frequentes e podem ser gerados ou agravados por diversas situações do ambiente acadêmico e social, sendo um dos possíveis precursores da síndrome do esgotamento profissional, que afeta muitos profissionais. O senso de coerência e a autoestima poderiam estar associados ao maior ou menor grau de ansiedade e estresse. Objetivo: investigar nível de ansiedade e estresse entre alunos de Odontologia no Brasil e nos EUA e verificar se há associação com senso de coerência e autoestima, além de identificar fatores relacionados à vida acadêmica e social que possam desencadear estes processos e as formas de enfrentamento. Metodologia: Os participantes serão alunos de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba-Unicamp (Brasil) e do College of Dentistry da Universidade da Flórida (EUA), que responderão instrumentos de pesquisa para as variáveis ansiedade, estresse, autoestima e senso de coerência. Serão coletados dados socioeconômicos e demográficos, além de informações sobre as situações sociais e acadêmicas percebidas como ansiogênicas ou estressantes e as formas de enfrentamento. A análise qualitativa utilizará a metodologia da Análise de Conteúdo Temático (Método de Gomes) e será feita estatística descritiva e análises individuais pelo teste Q2 ou exato de Fisher, no nível de significância de 5%, para testar a associação entre as variáveis dependentes (ansiedade e estresse) e as independentes (socioeconômicas, demográficas, autoestima e senso de coerência). As variáveis que apresentarem pd0,20 nas análises individuais serão testadas no modelo de regressão múltipla. Odds ratios ajustados e intervalos de 95% de confiança serão estimados para as variáveis que permanecerem no modelo de regressão no nível de 5%. (SAS 9.2). (AU)

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