Busca avançada
Ano de início
Entree

O conhecimento da unidade afetivo-cognitiva como componente da mediação pedagógica: uma análise histórico-cultural

Processo: 16/24786-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Cláudia Aparecida Valderramas Gomes
Beneficiário:Natana Boletini
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Mediação pedagógica   Afetividade   Cognição   Interação professor aluno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mediação Pedagógica | Psicologia Histórico-Cultural | unidade afetivo-cognitiva | Psicologia da Educação

Resumo

Pensar o sujeito por meio de uma concepção que integra os processos afetivos e cognitivos é um desdobramento proveniente de estudos que tem início nas últimas décadas do século XX e que contrapõe o paradigma científico-racional que elege a razão em detrimento da emoção. A Psicologia, sobretudo, a vertente Histórico-Cultural, em sua interface com a Educação, tem se debruçado sobre a temática da afetividade nas práticas escolares e, a partir de uma concepção que considera a unidade afetivo-cognitiva, a coloca como centro do processo de aprendizagem e significação dos conhecimentos constituídos pelo indivíduo. A presente pesquisa tem como objetivo identificar de que forma o tema da unidade entre os processos afetivos e cognitivos é compreendido pelos professores do ciclo básico do Ensino Fundamental da Rede Pública, tendo em vista a relação que estabelecem com os alunos e com o conhecimento escolar que propiciam, e analisar, sobretudo, como tal compreensão se desdobra no sentido de sua mediação pedagógica. O estudo será qualitativo e consistirá na entrevista de cinco professores dos diferentes anos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, tendo como procedimento metodológico de interpretação das entrevistas a análise dos núcleos de significação (AGUIAR & OZELLA, 2006; 2013). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)