Busca avançada
Ano de início
Entree

Implementação de um microscópio óptico baseado na técnica SPIFI

Processo: 16/20828-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 29 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Lino Misoguti
Beneficiário:Emerson Cristiano Barbano
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/12399-0 - Aplicações de pulsos de femtossegundos em óptica não linear: espectroscopia, formatação de pulsos e microfabricação, AP.TEM
Assunto(s):Óptica não linear   Lasers de femtossegundos   Microscópio óptico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:laser de femtossegundos | Microscopia Óptica Não Linear | Spifi | Super-resolução | Óptica Não Linear

Resumo

Este trabalho de pós-doutoramento consiste na montagem de um microscópio óptico baseado na técnica SPIFI (SpatIal Frequency-modulated Imaging), e sua adaptação e aplicação para estudos de fronteira. A técnica de modulação em frequência espacial para imageamento, conhecida como SPIFI, é moderna e ainda não está presente nos laboratórios brasileiros. Trata-se de um método de microscopia que oferece a possibilidade de imagear objetos de forma relativamente simples, rápida e com um detector de elemento único, sendo adequado para meios espalhadores e que permite obtenção de imagens com super resolução (resolução abaixo do limite de difração). Com SPIFI, pode-se obter imagens por diferentes processos ópticos tanto lineares quanto não lineares, como, absorção linear, fluorescência induzida via absorção de um ou mais fótons e geração de harmônicos. Sendo assim, dado o potencial da técnica, nós propomos realizar um estudo com ela nesta proposta de pesquisa. O projeto de pós-doutoramento aqui apresentado pode ser dividido em quatro etapas. A primeira e principal consiste na montagem de um microscópio óptico baseado na técnica SPIFI. A segunda é a avaliação quantitativa dos reais benefícios da técnica para imageamento de meios espalhadores e obtenção de imagens com super-resolução. Posteriormente, na terceira etapa, o sistema será adaptado para uma configuração inédita, onde a modulação em frequência espacial será realizada por controle da polarização do feixe de bombeio. E por último, o sistema experimental implementado será utilizado na caracterização de guias de onda não lineares produzidos em materiais vítreos, o que permitirá um mapeamento da não linearidade efetiva induzida em tais dispositivos. Desta forma, acreditamos que a implantação e aplicação deste microscópio óptico nos trará benefícios do ponto de vista de domínio tecnológico e abertura de campo de estudo, bem como interação com outros grupos de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, TIAGO G. B.; BARBANO, EMERSON C.; ZILIO, SERGIO C.; MISOGUTI, LINO. Measurement of nonlinear refractive indices of air, oxygen, and nitrogen in capillary by changing the temporal width of short laser pulses. JOURNAL OF THE OPTICAL SOCIETY OF AMERICA B-OPTICAL PHYSICS, v. 34, n. 10, p. 2233-2237, . (16/20828-1, 11/12399-0, 13/23999-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.