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A obra de Carlos Alberto Soffredini: uma bagunça rapsódica?

Processo: 17/04144-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Larissa de Oliveira Neves Catalão
Beneficiário:Maria Emília Tortorella Nogueira Pinto
Supervisor: Joseph Danan
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França  
Vinculado à bolsa:15/14572-1 - A estética soffrediniana: dos textos aos palcos, BP.DR
Assunto(s):Dramaturgia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antônio de Alcântara Machado | Bagunça Rapsódica | Carlos Alberto Soffredini | Jean-Pierre Sarrazac | Teatro Bagunça | Teoria do drama moderno e contemporâneio | Dramaturgia

Resumo

Este projeto visa a realização de diversas atividades junto ao IRET - Institut de Recherche en Etudes Théâtrales (Instituto de Pesquisa em Estudos Teatrais), da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (França), sob orientação do Professor Joseph Danan , através da Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). Ao frequentar as atividades de um dos maiores centros de referência na produção de estudos sobre a teoria do drama moderno e contemporâneo, o objetivo geral deste estágio consiste na consolidação de um bom arcabouço teórico para que eu possa empreender as análises sobre algumas encenações de peças de Carlos Alberto Soffredini (1939 - 2001), propostas no projeto de pesquisa que desenvolvo no país. Neste sentido, a partir do estudo e compreensão da teoria do drama moderno e contemporâneo desenvolvida pelo Professor Jean-Pièrre Sarrazac, fundador do IRET, e lançando mão também do pensamento do crítico teatral brasileiro Antônio de Alcântara Machado, pretendo defender a tese de que a obra de Soffredini caracteriza-se por uma bagunça rapsódica.Os estudos teóricos sobre o drama, no Brasil, ainda são bastante restritos, ao contrário do que acontece com estudos críticos e analíticos. Pesquisas sobre as relações texto-cena fazem parte, também, de um movimento muito recente no país, com ainda raros resultados que abarquem um plano mais conceitual, do que de análise de espetáculo. A viagem, portanto, torna-se fundamental para o bom andamento do projeto, conforme já atestado no projeto inicial. Outras ações são propostas neste projeto, como por exemplo a tradução de um artigo de Machado e um artigo de Soffredini para a língua francesa, visando, principalmente, à divulgação do trabalho desses brasileiros junto aos Professores e colegas do IRET. Além disso, redigirei artigos analíticos sobre esses dois artigos que serão traduzidos e também um artigo sintetizando e defendendo a ideia da bagunça rapsódica.

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