Busca avançada
Ano de início
Entree

Coordenando redes de conhecimento para a co-evolução de sistemas de governança policêntrica do oceano brasileiro

Processo: 16/26158-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia
Pesquisador responsável:Alexander Turra
Beneficiário:Leopoldo Cavaleri Gerhardinger
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Governabilidade   Áreas marinhas protegidas   Redes de conhecimento

Resumo

Este projeto de pesquisa de 24 meses tem o objetivo de melhorar o entendimento sobre o que é necessário para aumentar a capacidade do estado Brasileiro de coordenar a governança do Oceano. O projeto irá prover a pesquisa empírica de base para uma agenda de aprendizagem que está sendo inaugurada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), e irá ocorrer entre 2017-2018 (ver carta de recomendação). A SECIRM está facilitando um plano de trabalho interministerial para co-delinear as diretrizes para um processo de longo-prazo de Planejamento Espacial Marinho (MSP) para a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil. A proposta de pesquisa irá combinar métodos quali-quantitativos, inter-trans/disciplinares para diagnosticar as capacidades das redes de conhecimento brasileiras sobre o oceano, de aumentar a governabilidade do oceano. Os resultados deste projeto de pesquisa de dois anos irá resultar em vários artigos científicos e sínteses para as políticas públicas mas, primeiramente, está desenhado para alavancar o aprendizado experiencial e experimental dos participantes. O impacto da proposta de pesquisa irá assim também (e ainda mais importante) ser acessado em termos de como facilita a co-evolução de sistemas de governança policêntrica baseados em área, com um foco na emergência de uma processo social de alto nível de MSP com base ecossistêmica no Brasil. Este projeto oferece as bases científicas necessárias para ajudar a sociedade brasileira navegar a transição rumo a sustentabilidade em uma importante, extensa parte do Atlântico e portanto do nosso Oceano global. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERHARDINGER, LEOPOLDO C.; GORRIS, PHILIPP; GONCALVES, LEANDRA R.; HERBST, DANNIELI F.; VILA-NOVA, DANIELE A.; DE CARVALHO, FABIANO G.; GLASER, MARION; ZONDERVAN, RUBEN; GLAVOVIC, BRUCE C. Healing Brazil's Blue Amazon: The Role of Knowledge Networks in Nurturing Cross-Scale Transformations at the Frontlines of Ocean Sustainability. FRONTIERS IN MARINE SCIENCE, v. 4, JAN 26 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.