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Fenômeno Sherlock: a recepção social do gênero seriado

Processo: 17/04260-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Pesquisador responsável:Luciane de Paula
Beneficiário:Marcela Barchi Paglione
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa transmídia   Seriado (gênero)   Policial (gênero)   Drama
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gênero discursivo | Seriado | Sherlock | transmidia | Círculo Bakhtin, Medvíedev, Volochinov

Resumo

A presente pesquisa se centra no gênero discursivo seriado com fundamentação teórica calcada na filosofia da linguagem bakhtiniana, a fim de refletir sobre sua construção arquitetônica, o que engloba sua produção e circulação social na esfera de atividade midiática, além da recepção por um grupo de telespectadores. Para tal, tem-se como objeto o seriado Sherlock (2010), da rede BBC, em especial a segunda e terceira temporadas. O cerne da pesquisa se encontra nas formas de recepção social do gênero, principalmente a narrativa transmídia (JENKINS, 2006) como concretização da escuta-ativa dos fãs de seriado em relação ao episódio The Reichenbach Fall (2012), pois esses transcendem as barreiras do seriado televisivo virtualmente e o respondem como em blogs, fanfics e fanarts de maneira que a sua recepção também torna-se uma produção autoral. Visto que todo enunciado é responsivo (BAKHTIN, 2003), respondente a outros em sua memória de passado e memória de futuro, entende-se a narrativa transmídia como uma forma de ampliação do diálogo com o público a partir da convergência das mídias dentro de uma franquia. Sendo assim, analisar-se-á os enunciados dos fãs enquanto respondentes ao seriado Sherlock, ativa compreensão responsiva em sociedade, a qual (re)significa os enunciados do gênero a fim de verificar-se a relação dialético-dialógica entre fãs e seriado e depreender-se a reconstituição do gênero seriado a partir de uma arquitetônica responsiva na contemporaneidade. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAGLIONE, Marcela Barchi. Fenômeno Sherlock: a recepção social do gênero seriado. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.