Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre metacognição, criatividade e autoestima

Processo: 17/09907-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Patrícia Waltz Schelini
Beneficiário:Letícia Ribeiro Fernandes de Andrade
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Metacognição   Autoestima   Criatividade   Estudantes universitários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoestima | criatividade | Monitoramento metacognitivo | Universitários | metacognição

Resumo

Metacognição pode ser descrita como a compreensão que cada pessoa tem sobre o seu próprio processamento cognitivo. A criatividade relaciona-se com capacidade de gerar novos produtos adaptados a um determinado contexto. A autoestima, por fim, caracteriza-se como um caráter avaliativo do autoconceito integrando pensamentos e sentimentos de uma pessoa. O objetivo do presente estudo é investigar o monitoramento metacognitivo de estudantes universitários sobre o seu desempenho em tarefas que envolvem criatividade figural e sua relação com a autoestima. Participarão do estudo 30 estudantes universitários de ambos os gêneros. Para a coleta de dados serão utilizados os instrumentos: Teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance, Escala de Autoestima de Rosenberg e a Técnica de Monitoramento da Criatividade Figural, apresentados coletivamente nessa ordem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)