Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e aplicação de compostos luminescentes baseados em calix[4]arenos

Processo: 17/15083-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Izilda Aparecida Bagatin
Beneficiário:Giulia Murbach de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Calixarenos   Sensores   Luminescência   Química supramolecular

Resumo

O projeto em questão tem como objetivo o desenvolvimento de moléculas luminescentes para a aplicação em sensores, materiais emissores de luz e em marcadores biológicos luminescentes. Para tanto, grupos luminescentes com emissão na região do UV-vis serão alvos para as sínteses. Dentro deste alvo, moléculas como quinolinas, 1,8-anidrido naftálico e o corante perileno-3,4,9,10-dianidrido tetracarboxílico são compostos luminescentes, com alto rendimento quântico e com perfil extremamente adequados para este trabalho. A ligação destes com os calixarenos favorecerá uma melhora na solubilidade destes compostos em solventes orgânicos, facilitando sua aplicação como materiais emissores. A síntese de nafitilimidas (através da ligação do 1,8-anidrido naftálico com calixareno-amina) já foi anteriormente preparada pelo nosso grupo e é bastante promissora frente a excelente resposta luminescente como sensor ótico [28]. Além disso, a associação dos calixarenos com estes ligantes emissores sugere sua utilização como marcadores ou sondas luminescentes, sendo possível detectar componentes específicos de organização biomoleculares, a partir de uma monitoração bem detalhada das células vivas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIULIA MURBACH-OLIVEIRA; IZILDA A. BAGATIN. A Calix[4]arene-Functionalized Perylene Imide and Its Luminescence Properties. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 31, n. 11, p. 2385-2395, Nov. 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.