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Avaliação do efeito da luz de feedback sobre o desempenho de ratos SHR em esquema múltiplo FI-Extinção

Processo: 17/02217-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Fábio Leyser Gonçalves
Beneficiário:Guilherme Caiado de Castro Popowicz
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Hiperatividade   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Modelos animais de doenças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:hiperatividade | reforço condicionado | Shr | valor reforçador | Modelos animais de psicopatologia

Resumo

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico que compreende sintomas relacionados a hiperatividade, a comportamentos impulsivos e a dificuldade de manter a atenção sustentada. Teorias etiológicas recentes têm apontado a alteração na sensibilidade a reforçadores como um componente importante para a compreensão dos sintomas do TDAH. A linhagem de ratos espontaneamente hipertensivos (SHR) tem sido sugerida como um possível modelo animal de TDAH. Vários modelos teóricos fazem a predição de que haveria prejuízos na formação de reforçadores condicionados associados ao TDAH. O presente projeto tem por objetivo geral comparar o processo de formação de reforçadores condicionados em ratos da linhagem SHR, com a formação de reforçadores condicionados em ratos da linhagem Wistar Kyoto. No Experimento 1, 8 ratos da linhagem SHR e 8 ratos Wistar Kyoto (WKY) serão submetidos ao esquema múltiplo, manipulando a presença, ou não, de uma luz de feedback para a resposta de pressão à barra durante os dois componentes. No Experimento 2, 8 ratos SHR e 8 ratos WKY serão submetidos a um procedimento de formação de reforço condicionado com 0s e 30s de atraso entre o estímulo (luz apagada) e a apresentação do estímulo reforçador (pelota de alimento), em um delineamento ABA. (AU)

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