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O "cinema de exposição" nas bienais de arte contemporânea: narrativas espaciais além do audiovisual

Processo: 17/14019-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 10 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Giselle Beiguelman
Beneficiário:Cássia Takahashi Hosni
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/17535-0 - As instalações audiovisuais na Bienal de Veneza de 1999 a 2009, BE.EP.DR
Assunto(s):Arte digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte digital | artemídia | audiovisual | Cinema de exposição | videoarte | Arte Digital

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe uma investigação sobre o chamado cinema de exposição, termo relativamente recente, utilizado para identificar obras audiovisuais que estão no trânsito entre as artes visuais e o cinema. Para isso, trataremos de instalações audiovisuais que foram expostas na 48ª Bienal de Veneza (1999), na 11ª Documenta de Kassel (2002) e na 29ª Bienal de São Paulo (2010). Nestas exposições, de caráter temporário, era possível verificar um alto índice de obras audiovisuais, em que havia o encontro do espectador não apenas com as obras, mas também com o espaço expositivo, como lugar importante para a fruição. Desse modo, analisaremos por meio da genealogia das imagens em movimento, que inclui também as projeções visuais, como foi possível o atual trânsito entre as linguagens, em um processo de imaterialização das imagens e a sua relação com os suportes que vão em direção a um novo modo de sentir o espaço. Assim, entende-se que a partir da década de 1990, começa a existir outra relação com o local expositivo, onde haverá a busca pela espacialidade das obras audiovisuais, como, por exemplo, com as múltiplas projeções nos ambientes. Do mesmo modo, podemos dizer que houve uma mudança significativa no espectador, que através das instalações audiovisuais irão percorrer o espaço expositivo atento às percepções, não apenas visuais. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOSNI, Cássia Takahashi. Zona Cinza e a espacialização da imagem em movimento: instalações audiovisuais na Bienal de São Paulo e na Biennale di Venezia. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.