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Fisionomia de Itaquera: transformações de paisagem e sociedade de um distrito paulistano (1875 - 1920)

Processo: 17/17966-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Fernando Atique
Beneficiário:Gabriela Rodrigues Marques de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ferrovias   Loteamento   Urbanização   História urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ferrovias Paulistas | História da Urbanização | História De São Paulo | História dos Loteamentos | Itaquera | História Urbana

Resumo

Com a inauguração da Estação de Itaquera em 1875, a região passou por uma crescente onda de transformações da paisagem e de seu perfil de habitantes. Esse fato gerou um número cada vez maior de loteamentos populares, em terrenos que eram, até então, chácaras de veraneio e fazendas da elite paulistana. A investigação da relação direta entre a instalação do trem e essas transformações é o que esse trabalho de pesquisa objetiva. Por meio de fontes como edições antigas do Correio Paulistano - com anúncios de lotes -, atas da Câmara Municipal de São Paulo - para procurar dados sobre concessões de terras, aforamentos etc. -, documentos do Acervo Aguirra do Museu Paulista e documentos da Junta Comercial do Estado de São Paulo - JUCESP -, teceremos a trama que envolve aquele território e a temporalidade, que vai até finais de 1920, quando é instituída a Lei nº1756, que eleva Itaquera à categoria de distrito de paz, época em que, também, os anúncios de loteamentos começam a ficar mais frequentes. A metodologia essencial é a análise da transformação territorial, por meio das fontes indicadas. (AU)

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