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Programas de atendimento a altas capacidades desenvolvidas na Espanha (PIPAC) e Brasil (CEDET)

Processo: 17/24134-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosemeire de Araújo Rangni
Beneficiário:Amanda Rodrigues de Souza Colozio
Supervisor: Africa Borges Del Rosal
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de La Laguna (ULL), Espanha  
Vinculado à bolsa:17/05320-4 - Verificação de alto potencial em crianças e adolescentes em situação de acolhimento, BP.DR
Assunto(s):Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Capacidades | Cedet | Pipac | Programas de atendimento | Educação Especial

Resumo

De acordo com o relatório Marland (1972), pode-se prever que entre 3 e 5% da população compreenda pessoas com alto grau de talento e capacidade em alguma área. Assim, como resposta a uma necessidade formativa desses alunos, surgem dois exemplos de programas de atenção para habilidades elevadas, que são: o centro comunitário CEDET - Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento em Lavras -Minas Gerais - Brasil e Espanha, no PIPAC-Programa Integral para Altas Capacidades. Portanto, a identificação e os serviços de atendimento a esses alunos com habilidades elevadas tornam-se importantes, se voltam essenciais para estimular e aprimorar seu talento, evitando assim sua possível perda. Neste contexto, o objetivo principal desta pesquisa é conhecer e analisar o programa de atendimento às altas capacidades do PIPAC através da observação das atividades de desenvolvimento a serem realizadas no período entre abril de 2018 e janeiro de 2019. E, como objetivos específicos estudar, analisar e comparar os métodos implementados nos programas de desenvolvimento das altas capacidades em PIPAC (Espanha) e CEDET (Brasil). A metodologia utilizada na presente investigação será o método descritivo e documental com observação. Para organização e análise dos dados da pesquisa, será utilizada uma abordagem multi-método, combinando metodologia observacional e qualitativa e a técnica de análise de conteúdo. O local da pesquisa será o PIPAC, localizado na Faculdade de Psicologia da Universidade de La Laguna, Santa Cruz de Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Os participantes serão os alunos identificados com altas capacidades que frequentam a escola primária, participantes do programa PIPAC. Os resultados esperados são contribuir para o progresso das pesquisas em altas capacidades, especificamente o serviço de atendimento para pessoas com altas capacidades em dois exemplos de programas - PIPAC e CEDET.

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