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Posicionamentos e tensões relativos à reforma do ensino médio: professores e gestores de uma escola paulista de educação profissional técnica

Processo: 17/02918-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Beneficiário:Márla Alixandre Silva
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Reforma do ensino   Ensino médio   Currículo de ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Técnico | Flexibilização Curricular | Políticas de Educação | reforma curricular | Ensino Médio

Resumo

O presente projeto se constitui a partir do problema de pesquisa: Quais posicionamentos e tensões podem ser destacadas referentes à Reforma do Ensino Médio considerando princípios e valores (sociais, políticos, educacionais e ideológicos) defendidos por entidades representativos do magistério, por professores e gestores, relativos ao ensino médio e as demandas e interesses vocalizados por adolescente e jovens desse nível de ensino e seus projetos de vida? A investigação tem como objetivo geral caracterizar alguns posicionamentos e tensões existentes referentes à Reforma do Ensino Médio (desde a publicação da MP nº 746/2016 à sanção da Lei nº 13.415/2017). E como objetivos específicos: caracterizar os aspectos legais da REM, a partir da análise dos processos legislativos que a define (desde a MP até a Lei) descrevendo sua tramitação, no âmbito dos poderes legislativo e executivo; discutir a interpretação feita por professores que atuam em uma Escola Paulista de Educação Profissional Técnica sobre a REM. Para tanto, serão realizadas análises documentais no portal do Congresso Nacional e da Casa Civil, entrevistas individuais com gestores e professores da escola investigada e ainda a organização de um grupo de discussão virtual, composto por professores, em uma rede social. A pesquisa se caracteriza como qualitativa em educação de natureza exploratória-descritiva. (AU)

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