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Trabalho e adoecimento: uma análise do professorado sob a perspectiva da geografia

Processo: 17/25335-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 02 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 01 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Ricardo Pires de Paula
Beneficiário:Anna Paulla Artero Vilela
Supervisor: Raquel C. Varela
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:16/09273-8 - Trabalho e adoecimento: uma análise do professorado paulista sob a perspectiva da geografia, BP.MS
Assunto(s):Trabalho docente   Condições de trabalho   Precarização do trabalho   Professores   Presidente Prudente (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adoecimento | Apeoesp | precarização | Trabalho Docente | Geografia do Trabalho

Resumo

A pesquisa em andamento busca apreender as condições de trabalho e as formas de adoecimento que acometem os docentes do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, tendo como referência o município de Presidente Prudente, localizado na região sudeste do Brasil, a oeste do estado de São Paulo, na mesorregião do Pontal do Paranapanema. O ambiente escolar, lócus de atuação docente, vem se tornando espaço de confronto, a qual está promovendo o adoecimento nas suas diversas formas de acometimento, desde o âmbito laboral, ambiental, fisiológico e, principalmente, psicológico. Diante da realidade de precarização das formas de contratação e degradação do trabalho, esta dinâmica vem causando sofrimento ao docente e, com isso, uma importante questão a ser esmiuçada no âmbito da problemática que envolve o mundo do Trabalho a fim de propor formas de superação às questões apontadas, os quais se refletem nos mais diversos aspectos da vida do docente e dos discentes. Desta maneira, convém problematizar como o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) tem se posicionado e atuado no enfrentamento a essas questões. A fim de buscar elementos novos que possam subsidiar o avanço das discussões este projeto de estágio BEPE tem como propósito demonstrar o que foi problematizado e compreendido até o presente momento e, assim, trocar metodologias e ter contato como novos olhares com a Universidade Nova de Lisboa, o qual mantém grupo de pesquisadores dedicados a temática sobre trabalho. (AU)

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