Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de novos paradigmas de interação humano-computador através da realidade aumentada

Processo: 17/25343-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Daniel Lucrédio
Beneficiário:Matheus Giovanni Lucena
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Piracicaba. Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/24429-1 - Uma abordagem holística para o desenvolvimento de software multiplataforma, AP.R
Assunto(s):Engenharia de software   Desenvolvimento de software   Realidade aumentada   Interação usuário-computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento de software dirigido por modelos | Desenvolvimento Móvel | Desenvolvimento multiplataforma | Realidade Aumentada | Engenharia de Software

Resumo

A evolução das formas de interação humano-computador vem provendo, durante os últimos anos, novas possibilidades de utilização de software. Tais possibilidades tem como principal objetivo tirar o foco das pessoas aos problemas de usabilidade, levando a computação para o segundo plano. As plataformas web e móvel revolucionaram a forma de utilização de software, permitindo a sua operação em praticamente qualquer lugar e hora. Seguindo essa dependência, novos dispositivos vêm surgindo para facilitar e agilizar ainda mais a forma de interação com software, assim como: smartwatches e wearable devices. Estes dispositivos permitem o acesso a software em locais ainda mais limitados, como exemplo: dentro da água, praticando atividades onde se use as duas mãos, assim como: corrida, escalada, bicicleta, entre outros. Além desses dispositivos, novos paradigmas de interface humano-computador vêm sendo explorado pela indústria. Em face da evolução das formas de interação humano-computador, este projeto visa o desenvolvimento de um software capaz de manipular a imagem gerada por projetores com o objetivo de transformar qualquer superfície em uma interface adequada para a interação humano-computador. A ideia principal desse projeto é explorar os conceitos de realidade aumentada através do uso de projeções de imagens em objetos do mundo real como forma de interação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BLANCO, J. Z.; LUCREDIO, D.. A holistic approach for cross-platform software development. JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 179, . (15/24429-1, 17/25343-9)