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We can do it!: propaganda e o papel da mulher na Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos

Processo: 17/25533-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Marcos Sorrilha Pinheiro
Beneficiário:Giovanna Marchió Capeli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História dos Estados Unidos   Segunda Guerra Mundial (1939-1945)   Propaganda   Mulheres   Mercado de trabalho   Estudos de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estudo de Gênero | história dos Estados Unidos | propaganda | Segunda Guerra Mundial | História e Representação

Resumo

Esta pesquisa tem como fonte de estudo os cartazes de guerra que circularam nos Estados Unidos da América durante os anos da Segunda Guerra Mundial, mais especificamente entre 1942 e 1945. Encomendados para ilustradores por órgãos oficiais do governo americano e destinados ao público feminino, mostram um apelo do Estado à participação feminina no mercado de trabalho devido à escassez do contingente de trabalhadores nas indústrias e fazendas. Esses pôsteres foram fortes aliados do governo na disseminação dessas ideias e apelavam, geralmente, ao dever patriótico das mulheres em meio à guerra e ressaltavam a feminilidade e beleza, apesar de convidarem para trabalhos ditos como masculinos. Sendo assim, além do contexto da época, pretende-se estudar a representação, a partir do teórico Roger Chartier, desse novo modelo de mulher americana que tentou se construir durante a Segunda Guerra Mundial. (AU)

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