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A eficiência dos investimentos em educação: uma aplicação de Análise Envoltória de Dados (DEA)

Processo: 18/02600-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 25 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto
Beneficiário:Rafael Bacalhau Monzolli
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Investimentos públicos   Crescimento econômico   Qualidade da educação   Análise por envoltória de dados   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Envoltória de Dados (DEA) | Educação | Eficiência | investimentos em educação | Países em desenvolvimento | Engenharia de Produção

Resumo

Com a finalidade de buscar, cada vez mais, a excelência do ensino e a criação de uma vivência de aprendizagem contínua, questões relacionadas à educação têm sido alvos de pesquisas em todo o mundo nos últimos anos. Muitos autores apontam a falta de auxílio financeiro por parte da União como um dos principais entraves para uma melhor qualidade na educação e no desenvolvimento social. Entretanto, entre 2005 e 2013, os investimentos no ensino básico no Brasil aumentaram 82%, mas, de acordo com o PISA, um dos indicadores internacionais que mensuram a qualidade na educação, o Brasil regrediu em sua capacidade e qualidade de ensinar. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo avaliar que tipos de investimentos são realmente eficientes para melhorar a qualidade na educação nos países analisados, com maior foco no Brasil. Além disso, será feita uma análise para observar como esses investimentos refletem na diminuição do desemprego e desenvolvimento do país, por meio de uma Análise Envoltória de Dados (DEA) em dois estágios. Emrouznejad e Yang (2017) apontam que a DEA já foi citada em mais de 400 artigos e é uma importante ferramenta de análise. Sua aplicação se dá em diferentes contextos: educação, logística, saúde, transporte, agricultura e forças armadas, entre outros. Por fim, também será possível analisar quais são os países que conseguem gerar qualidade de educação e, com disso, produzir crescimento econômico. Desse modo, a pesquisa colaborará para uma melhor compreensão do sistema educacional dos países observados e sua eficiência em desenvolver suas economias. (AU)

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