Busca avançada
Ano de início
Entree

Os conceitos de ensino de literatura, leitura literária e leitura em periódicos acadêmicos brasileiros

Processo: 18/04274-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2018
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Guilherme da Silva Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Ensino   Literatura   Leitura   Análise do discurso   Periódicos   Pesquisa qualitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo | Ensino de literatura | Leitura literária | Periódicos acadêmicos | Formação de Professores

Resumo

Esta proposta de Iniciação Científica (IC) pretende documentar e analisar os conceitos que permeiam o campo educacional acerca do ensino de literatura, leitura literária e leitura nos artigos presentes na Revista Brasileira de Literatura Comparada e Revista Gragoatá, ambas qualis A1, no período de 2013 a 2016. Tem-se como objetivo geral dessa pesquisa entender como esse campo se movimenta e como esses conceitos são construídos a partir do discurso dominante (ortodoxo). Os específicos são: a. catalogar e organizar os artigos a serem analisados; b. compreender as ideias centrais de cada artigo; c. estabelecer categorias para acessar, mais detalhadamente, as tendências sobre ensino de literatura, leitura literária e leitura; d. relacionar títulos dos artigos, palavras-chave dos resumos e referências bibliográficas para auxiliar no entendimento dessas tendências sobre ensino de literatura, leitura literária e leitura. Trata-se de pesquisa qualitativa com análise documental. Como resultados se espera ter visão panorâmica sobre esses conceitos nas revistas e contribuir para discussão a respeito do ensino de literatura, leitura literária e leitura nos campos da Educação e das Letras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)