Busca avançada
Ano de início
Entree

A prática social da mediação no Fútbol Callejero: processos educativos decorrentes

Processo: 18/11349-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luiz Gonçalves Junior
Beneficiário:Nathan Raphael Varotto
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mediação   Programa educativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fútbol Callejero | Mediação | Processos educativos | Educação

Resumo

No andamento do curso de Educação Física fui percebendo que a educação não se restringe à escola, nos educamos com outrem em todos os tempos-espaços. Ao conhecer e me identificar com essa perspectiva decidi procurar por projetos sociais e conheci o "Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer", do qual participam crianças e adolescentes de bairros periféricos da cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto há o Fútbol Callejero, que possui como pilares cooperação, respeito e solidariedade. A partir das experiências com essa atividade decidi aprofundar os estudos nessa prática social. Esse estudo tem como objetivo: identificar e compreender processos educativos que emergem da prática social da formação do/a mediador/a do Fútbol Callejero. Para a coleta de dados serão observados encontros de um grupo de mediadores/as que participam de reuniões de formação na metodologia do Fútbol Callejero, registrando observações em diário de campo. Também serão utilizadas entrevistas, pois possibilita a transcrição literal dos discursos pronunciados, o que permite a descrição não interpretada das experiências vividas pelos sujeitos. Na análise de dados, pautada na fenomenologia, ao se perceber unidades significativas estas serão identificadas e agrupadas em uma matriz nomotética, originando categorias temáticas. Espera-se: compreensão dos processos educativos decorrentes do ato de formar-se mediador/a de Fútbol Callejero; que os processos apresentados possam contribuir para a ampliação de espaços que desenvolvem o Fútbol Callejero e mesmo outras modalidades que possam adotar a metodologia callejera.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)