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Estratégias de internacionalização de firmas agroalimentares: proposição de um modelo analítico

Processo: 18/07759-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Mario Otavio Batalha
Beneficiário:Mario Otavio Batalha
Pesquisador Anfitrião: Bruno Larue
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Laval, Canadá  
Assunto(s):Indústria agrícola   Agronegócio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agroindustria | agronegócio | estratégia internacionalização | Gestão Agroindustrial

Resumo

O sistema agroindustrial (SAI) responde por parte importante do PIB e por significativos excedentes financeiros nas balanças comerciais de Brasil e Canadá. Assim, a demanda mundial crescente por alimentos é uma oportunidade para a internacionalização de empresas agroalimentares destes dois países. O debate teórico que discute a internacionalização das firmas tem mobilizado pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. No entanto, pesquisas que considerem o impacto de fatores idiossincráticos originários de especificidades setoriais, como aquelas do SAI, nos processos de internacionalização são mais raras. Do ponto de vista teórico pretende-se que os resultados da pesquisa contribuam para a construção de modelos analíticos de processos de internacionalização que levem em consideração especificidades setoriais, como aquelas do setor agroindustrial. Do ponto de vista empírico, pretende-se que a pesquisa traga contribuições para a formulação de políticas públicas e privadas voltadas a promover o sucesso no processo de internacionalização das firmas. O projeto pretende reunir conhecimentos ligados as várias teorias de internacionalização das firmas com aqueles oriundos da teoria da visão baseada em recursos (VBR) para construir um modelo de análise do processo de internacionalização que leve em consideração as especificidades das firmas agroalimentares. A metodologia prevista para o projeto compreende três etapas: (i) uma revisão sistemática de literatura sobre o assunto; (ii) a construção do modelo analítico e (iii) estudos de caso para testar o modelo.

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