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A identificação gráfica das oficinas tipográficas paulistanas: 1900-1930

Processo: 18/03383-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Priscila Lena Farias
Beneficiário:Fabio Mariano Cruz Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/10314-9 - A identificação gráfica das oficinas tipográficas paulistanas: 1900-1930, BE.EP.DR
Assunto(s):Identidade visual   História do design
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:identidade visual | identificação gráfica | oficinas tipográficas | tipografia paulistana | História do design

Resumo

As oficinas tipográficas foram importantes para a cidade de São Paulo, tendo sido responsáveis por grande parte da comunicação impressa que circulou na cidade durante a Primeira República. Existem estudos sobre a história do livro e da imprensa paulistanas, porém, ainda pouco se conhece ou se sabe sobre as oficinas tipográficas, em especial acerca de suas formas de identificação e os tipos de letras que utilizavam. A partir dessa lacuna, pode-se formular a seguinte indagação, adotada como questão central neste projeto de tese de doutorado: "que aspectos gráficos caracterizavam a identificação das oficinas tipográficas que atuaram em São Paulo durante as três primeiras décadas do século XX?" Pressupõe-se que cada oficina fosse responsável por sua própria identificação, concebendo ou aprovando a composição de seus nomes sobre diversos artefatos físicos, como anúncios, capas, folhas de rosto, notas de venda, etiquetas, rótulos, fachadas, jornais ou almanaques. Como resposta preliminar à questão enunciada, estabelece-se a hipótese de que as oficinas tipográficas, empresas cujo ofício estava relacionado à configuração da linguagem gráfica vulgarizada, repetiam tipos de letras nas composições de seus nomes, estabelecendo padrões de identidade gráfica comparáveis ao que se entende hoje como logotipo, marca gráfica ou identidade visual. Com o objetivo de verificar esta hipótese, a pesquisa proposta pretende identificar e descrever os aspectos visuais e verbais relevantes, que caracterizavam as diferentes formas de identificação gráfica dessas oficinas. O método de abordagem será apoiado na análise e síntese, a partir de metodologia hipotética dedutiva. A metodologia de procedimento se baseará em técnicas de investigação, como revisão bibliográfica, envolvendo a literatura relacionada à história da tipografia em São Paulo, e pesquisa documental, com seleção, catalogação e análise de artefatos físicos nos quais foram impressos os nomes das oficinas tipográficas, além de entrevistas com designers. Como resultado, prevê-se a confrontação das características gráficas das identificações das oficinas daquele período com o conceito atualmente vigente de identidade visual.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Fabio Mariano Cruz. A identificação gráfica das oficinas tipográficas paulistanas: 1900-1930. 2023. Tese de Doutorado - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.